como definir um uniforme diário

Como definir um uniforme diário?

Criar um armário cápsula

Hoje é dia de falarmos sobre os uniformes no armário cápsula. Antes de poderes definir um uniforme, deverás ter completado os primeiros passos, de definição de um estilo pessoal e limpeza do armário. Poderás ver as minhas dicas sobre este tema no artigo “Como começar um armário cápsula?”.

 

O que é um uniforme diário?

Existem várias definições deste conceito de uniforme diário. Para uns, trata-se de usares todos os dias um look muito semelhante retirando da equação a exigência de tomar decisões de manhã. Por exemplo, as pessoas que usa umas calças pretas e uma camisa branca todos os dias.

Mas eu utilizo o conceito de uma forma diferente: para mim o uniforme diário é a “receita” base para uma grande parte dos meus looks, aquilo a que mais recorro sem ter de pensar e que me deixa apresentável. A grande parte do meu armário é composta por calças de vinco e a minha “receita base” mais utilizada é calças + top/camisa + casaco (nos dias mais frios) + ténis. Isto é aquilo que eu mais uso quando não tenho paciência para pensar no que vou vestir. Como todas as peças que tenho atualmente são peças de que eu gosto muito, e que acho que me ficam bem, é fácil pegar numas calças ao acaso, numa camisola ao acaso, calçar os ténis e estou pronta.

 

Outros exemplos de combinações

camisola de malha + calças de ganga + botins

camisa branca + calças de ganga + sapatos de salto alto

vestido + botins + casaco de malha

vestido + sandálias altas

calções de tecido + top + sandálias rasas

 

 

Como descobrires qual o uniforme diário ideal para ti?

É tudo uma questão de gosto pessoal. Escreve numa folha o que é que usarias se tivesses de sair de casa em 5 minutos. Não precisas identificar peças específicas, mas sim tipos de peças. Desta forma vais descobrir qual é o teu “go to”. É importante também, nesta fase, saberes quais as atividades que fazem parte do teu estilo de vida. Eu elaborei o gráfico abaixo que me fez perceber que tipo de peças devo ter no meu armário e criar alguns “uniformes” para cada uma das situações. Sim, não é necessário teres apenas um uniforme, podes ter mais do que uma”receita” – por exemplo, no verão tenho mais do que um uniforme já que uso muitas vezes vestidos e macacões. Podes até apontar a tua “receita” para cada uma das atividades do teu estilo de vida (estar com amigos/família, estar em casa, trabalhar, reuniões com clientes, viajar, ginásio… são alguns exemplos de atividades. Certifica-te que incluis apenas aquelas que realizas com a regularidade de pelo menos uma vez por mês, que justifique teres looks específicos para tal).

armário cápsula estilo de vida

O teu uniforme deve ser composto pelo tipo de peças que te fazem sentir melhor e que irão ser completadas com acessórios que transformam qualquer look básico num look apropriado a cada ocasião. Claro, o uniforme deve adaptar-se ao teu estilo de vida para que estejas em perfeito estado em todas as situações. Esta forma de automatizar o processo de decisão é o que te vai poupar tempo pela manhã e evitar todo o stress de não saber o que vestir. Acabaram-se os dias em que te sentes “assim assim”, a partir de agora vais sentir-te sempre confiante seja qual for o look com que sais de casa!

 

Lê também “As peças-chave para o teu estilo”

 

 

Se gostaste deste artigo e gostavas de começar o teu armário cápsula, explora os restantes artigos deste blog e não te esqueças de adquirir o teu manual: o meu livro “Armário Cápsula”! Para veres inspiração de looks todos os dias, segue-me no Instagram em @armariocapsula.pt

You Might Also Like