o que é um armário cápsula

O que é um armário cápsula?

Criar um armário cápsula

Um armário cápsula é um armário composto por peças versáteis, que se conjugam na perfeição entre si e que adoras usar.

Mas vai ainda mais longe.

Um armário cápsula é construído para se adaptar ao teu estilo de vida e ao teu estilo pessoal, encaixando no teu dia a dia para que te sintas bonita, confiante e confortável sempre.

 

Porque é que é uma excelente opção?

Alguma vez compraste roupa nova que acabou por ficar no fundo do armário, se calhar até com etiqueta e tudo?

Alguma vez abriste o teu armário e sentiste que não tinhas nada para vestir apesar de teres centenas de peças?

Alguma vez te sentiste mal vestida num evento por não estares confiante com o look escolhido e achares sempre que toda a gente tem melhor aparência do que tu?

 

Tudo isto também aconteceu comigo durante demasiados anos.

Aos poucos fui ganhando consciência de que isto era um problema no meu dia a dia. Gastava dinheiro que podia ser útil para outras coisas em roupa que nunca chegava a usar, ou usava muito pouco. Necessitava de imenso espaço para guardar todas as minhas coisas embora acabasse por resumir os meus looks a um reduzido número de peças que eram as que me faziam sentir mais confortável.

Estava rodeada de coisas que não me traziam felicidade, peças que me faziam odiar o meu corpo todos os dias e que muitas vezes arrasavam a minha autoestima logo pela manhã.

 

Escrevo sobre moda e lifestyle desde 2010 e deparei-me com o conceito de armário cápsula já há bastante tempo, só que demorei até perceber que podia efetivamente ser a solução para mim.

Um trabalho com uma consultora de imagem, em conjunto com um centro comercial, veio mudar completamente o meu armário. Graças a essa experiência arrisquei experimentar coisas para as quais eu nunca sequer olharia e acabei por descobrir peças e cortes com que adoro ver-me. Logo na altura fiz algumas compras que melhoraram drasticamente o meu armário e nunca mais voltei atrás.

Ainda sem grande consciência de que viria a aderir efetivamente a um armário cápsula, “perdi a cabeça” e desfiz-me de 60% da roupa que tinha.

Em 2017 estive grávida e por isso o armário cápsula só entrou em vigor cá em casa após o parto, mas foi algo tão natural que nem sei efetivamente dizer em que dia começou. Sentia-me tão preenchida com o meu filho que queria perder o menos tempo possível com a escolha da roupa, e portanto desfiz-me de tudo o que não me servia, não estava em condições ou não me fazia sentir bem e confiante.

 

Cheguei a ter tanta roupa que três armários de três portas não chegavam. Comprava roupa igual à que já tinha porque perdia peças no meio de tanta confusão. Por isso podes calcular a quantidade de roupa que tinha.

E não, para mudar isto não foi preciso um budget gigante ou mudar radicalmente de vida. Foi só preciso tomar consciência de que menos roupa significa menos stress, e a roupa certa significa mais confiança. Deixei de fazer compras para compensar emocionalmente outras falhas e passei a compra com estratégia e de forma muito mais ponderada.

 

Gostavas de experimentar mas não tens coragem de te desfazer as tuas coisas?

Simples, guarda-as longe do teu armário durante algum tempo. Para começar, experimenta ter um armário cápsula (usando apenas aquilo que já tens no teu armário) durante três meses, o equivalente a uma estação. Após este tempo verás se é algo que combina contigo ou não, e poderás fazer os ajustes necessários para atingires a tua fórmula ideal.

 

Queres tentar? Descobre como construir um armário cápsula.

 

Se gostaste deste artigo e gostavas de começar o teu armário cápsula, explora os restantes artigos deste blog e não te esqueças de adquirir o teu manual: o meu livro “Armário Cápsula”! Para veres inspiração de looks todos os dias, segue-me no Instagram em @armariocapsula.pt

You Might Also Like