Como manter um armário cápsula facilmente

Como manter um armário cápsula facilmente

Criar um armário cápsula

Construir um armário cápsula no início de cada estação é o primeiro passo para simplificar o nosso guarda-roupa, mas manter um armário cápsula pode ser um desafio ainda maior do que criar um. Depois de construíres o teu armário, o passo seguinte é manteres o seu tamanho e simplicidade. Há várias rotinas e hábitos simples que podes adotar para manter o teu armário cápsula.

Adicionar novas peças ao Armário Cápsula

O meu namorado conheceu-me ainda antes deste conceito ter entrado na minha vida, por isso sabe bem o quão caótico era o meu armário e o quão impulsivas eram as minhas compras. Quem me seguia no The Fashion Addicted, e mais recentemente no Oh Maria!, sabe que era capaz de comprar roupa nova todos os meses e preferia lojas baratas para poder comprar muito, mesmo com um budget mais pequeno. Sempre preferi quantidade, não sabendo o quanto isso atrapalhava a minha vida.
Desde que adotei definitivamente o conceito de armário cápsula comprei muito poucas coisas novas e ir às compras comigo é sempre motivo de risada. Ainda continuo a levar dezenas de coisas para os provadores, mas já consigo ter um olho suficientemente crítico para no fim comprar apenas uma coisa, ou nenhuma.
Não deixei de comprar coisas que gosto, se me ficarem REALMENTE bem e conjugarem com o armário que tenho.

Um Armário Cápsula serve para simplificar, não restringir.

Lembra-te sempre que um armário cápsula – e o minimalismo em geral – não tem nada a ver com restringires-te e nunca mais comprares nada novo. Criar um armário cápsula é ficares feliz com um armário mais pequeno porque tens consciência do quanto isso simplifica a tua vida todas as manhãs. Não tem mal nenhum comprares novas peças de vez em quando, desde que que saibas perfeitamente o que estás a fazer, não compres por impulso ou só porque é tendência.

O ideal é que comeces o teu armário cápsula com peças que já tenhas. No meu caso, como guardo a roupa de fora de época à parte, quando chega a nova estação parece sempre que tenho roupa nova, porque guardo aquilo que já estou farta de ver e vou buscar coisas que já não vestia há muito tempo. Ainda assim, gosto sempre de adicionar uma peça ou outra nova e substituir coisas que já estão demasiado gastas.
Se gostas de ir adicionando peças novas, basta que construas o teu armário da estação um pouco mais pequeno do que o teu armário ideal, e assim poderás fazer estes acréscimos sem comprometeres a funcionalidade.

 

Como manter um armário cápsula facilmente

Há alguns hábitos que te vão ajudar ao longo da estação. Aqui ficam três dicas para manter um armário cápsula sem teres de pensar muito nisso.

1. Retira tanto ou mais do que adicionares

A chave para manter um armário cápsula é remover todas as peças que já não usas ou já não gostas particularmente para criar espaço para novas peças. Se apenas adicionas sem tirar nada não só não irás conseguir manter o teu armário cápsula como, em menos de nada, darás com o teu armário cheio de tralha novamente. Se aderiste a este conceito é porque não é esse o caminho que queres seguir.

Lembra-te sempre que para adicionares algo novo deverás retirar algo. Apesar de, por vezes, existirem falhas no nosso armário que precisam ser colmatadas e portanto poderemos adicionar uma peça sem retirar nada, mas são raras exceções e só aplicáveis a básicos, sem os quais não irias mesmo conseguir continuar.

Aqui ficam algumas sugestões de como encontrar a peça certa para remover:

  • Alguma coisa que não usas tanto ou não gostas tanto como pensavas que irias usar ou gostar
  • Peças que não combinam com o teu restante armário cápsula
  • Peças que não se adequam ao clima
  • Peças que têm nódoas, estão estragadas ou demasiado usadas
  • Peças que não te assentam particularmente bem
  • Peças que sabes que não são ideais para ti mas continuar a usar até encontrar algo melhor
  • Peças que estás farta de usar e que já não usas tanto ultimamente

Podes também remover peças que estão guardadas, daquelas pilhas do “não vá fazer falta” ou “talvez ainda venha a gostar disto”. O importante é que o número de peças que tens em casa, no geral, não aumente.

2. Fazer uma mudança a meio da estação

Um segundo hábito que te ajuda a manter um armário cápsula é fazeres uma reflexão e algumas alterações a meio da estação.
Principalmente nos primeiros tempos, é natural que a meio da estação possas achar que determinada peça não funciona ou até que algumas coisas que escolheste afinal não as estás a usar assim tanto. Esta é uma boa altura para te desfazers de algumas coisas, guardares outras e trazeres uma lufada de ar fresco para o teu armário.
No entanto, antes de adicionares novas peças, tenta viver com o teu armário sem as peças que removeste durante alguns dias, para perceberes exatamente o que te faz falta e não adicionares nada só por impulso. Isto ajudar-te-á a escolher algo que realmente precisas e a não ceder a coisas que facilmente poderias viver sem.
Aproveita este momento para organizares o teu armário.

3. Avaliar o teu armário cápsula no fim da estação

No fim de cada estação volta a fazer uma avaliação às peças que escolheste. A melhor altura é quando estás a fazer a mudança do armário e a escolher peças para uma nova estação. Poderás avaliar as peças que funcionaram e as que não funcionaram, as que se estragaram ou ficaram demasiado gastas e as que pouco ou nada foram usadas.
Esta é uma boa altura para fazeres uma limpeza e removeres essas peças, para que quano essa estação chegar novamente já exista uma curadioria feita com dados concretos – porque sejamos sinceros, a probabilidade de no próximo inverno te lembrares que determinada peça não funcionou tão bem há 9 meses atrás é mínima.
Fazer uma avaliação do que funcionou melhor e pior também te ajuda a usar esses ensinamentos para a construção do armário cápsula nas estações seguintes. É a melhor forma de manter um armário cápsula, porque vais sempre aprendendo com os teus gostos, o teu dia a dia, o teu corpo, e cada vez te vais sentindo melhor nas peças que tens em casa porque vais tendo essa sensibilidade de saber o que te fica bem e o que te faz sentir bem.

 

Manter um armário cápsula com estes três hábitos

Seguindo estes três hábitos irá tornar mais fácil manter um armário cápsula que seja verdadeiramente a teu gosto e que te simplifique a decisão do que vestir. Ao comprares com intenção, e não por impulso, seguindo a regra de que para algo entrar algo tem de sair, e avaliando o teu armário numa base regular, será muito mais fácil manter um armário pequeno, rico e com uma curadoria cuidada.

 

Também queres criar um armário cápsula? Lê aqui como podes começar um.

Não tens muito tempo ou achas que não tens jeito para a coisa? Precisas de ajuda? Gostavas que alguém te ajudasse a definir o que deve ficar e o que deve ir embora, que looks podes usar com as peças que sobraram e, se necessário, que peças deves comprar para completar o teu armário?

Contrata o meu serviço de consultoria

You Might Also Like