como-criar-um-armário-de-grávida-low-cost

Como criar um armário de grávida low cost

Criar um armário cápsula

Estar grávida é algo que tem inevitavelmente um impacto grande em qualquer mulher. O corpo muda todos os dias e se já é difícil vestirmo-nos para o corpo normal, para um corpo em mudança constante é um desafio ainda maior. Podemos facilmente cair no erro de achar que precisamos de gastar muito dinheiro em novas peças mas não é verdade, é possível ter um armário de grávida low cost e sentires-te bonita sem um grande investimento.

 

Como criar um armário de grávida low cost

Montar um armário de grávida low cost não é assim tão complicado. Aquilo de que vais precisar ao longo da tua gravidez vai depender da estação do ano em que o teu bebé vai nascer. Para bebés que nascem entre maio e outubro é muito mais fácil, porque a fase em que vais estar com uma barriga maior dá perfeitamente para usares os teus vestidos normais – mesmo que com um casaco por cima.

É um pouco mais desafiante para quem tem parto previsto entre novembro e abril, porque a fase mais crítica vai ser passada no tempo frio e exige que sejas um pouco mais inventiva.

Mas o primeiro conselho que te posso dar é que uses tudo o que puderes do teu armário, enquanto puderes. Podes também pedir roupa emprestada a alguém que vista um número maior do que o teu ou até ao teu marido, há algumas coisas que te poderão ficar bem e salvar de compras desnecessárias.

Tudo o que tiveres mesmo de comprar, opta por lojas mais baratas ou compra em segunda mão.

 

1º trimestre

No primeiro trimestre a tua barriga irá manter-se muito semelhante à que era antes de engravidares e a maior parte da tua roupa continuará a servir-te. É possível que o peito cresça bastante e por isso os soutiens de amamentação são uma compra que considero indispensável, mesmo que não tenciones amamentar. Porquê? Porque são extremamente confortáveis e poderás comprá-los para a dimensão atual do teu peito – normalmente não varia muito ao longo da gravidez.

 

O que vais deixar de usar:

  • calças, saias e calções de cintura subida
  • calças, saias e calções demasiado justos
  • tops curtos

 

O que vais continuar a usar:

  • praticamente toda a tua roupa

 

O que vais precisar comprar:

  • soutiens de amamentação adequados à dimensão atual do teu peito

 

2º trimestre

No segundo trimestre o corpo começa a sofrer mais modificações e mais roupa poderá deixar de te servir. Nesta fase talvez deixes de conseguir usar a larga maioria das tuas calças, calções e saias, a não ser que tenham elástico na cintura e não sejam demasiado justos. Estares confortável é essencial, até porque a barriga aumenta de volume ao longo do dia e nunca deves ter a barriga demasiado apertada.

Nesta fase pode ser a altura certa para tirares todos os vestidos do armário, mesmo que sejam um pouco frescos para a altura do ano, e seres inventiva. Coloca camisolas ou camisas de manga comprida por baixo dos vestidos, ou camisolas de malha por cima. Com umas botas e um casaco estarás pronta para enfrentar o tempo mais fresco, se não for pleno inverno.

É provável que nesta altura ainda consigas usar collants, desde que puxes o elástico da cintura um pouco mais para baixo, e leggings. Podem ser excelentes opções para usares por baixo dos vestidos e saias, mantendo-te quente mas confortável.

 

O que vais deixar de usar:

  • grande parte das tuas calças, calções e saias
  • algumas camisolas/tops que ficarão demasiado curtos ou apertados

 

O que vais continuar a usar:

  • vestidos
  • saias e calças com elástico na cintura, que não fiquem demasiado apertados
  • leggings
  • quase todas as tuas partes de cima e casacos

 

O que vais precisar comprar:

  • calças mais larguinhas com elástico na cintura, se não tiveres nenhumas

 

3º trimestre

Chegando ao último trimestre é normal que te sintas enorme. Não só a tua barriga está a atingir o ponto máximo como o desconforto é superior e por isso não toleras absolutamente nada que te deixe desconfortável. A maioria das grávidas sente bastante calor nesta última fase, pelo que mesmo grávidas de inverno por vezes usam menos camadas de roupa do que usariam não estando grávidas. É a altura em que os vestidos serão os teus melhores amigos de todos os dias. Se não tiveres muita variedade, pode ser uma boa aposta comprares mais uma ou duas unidades.

 

O que vais deixar de usar:

  • calças, calções e saias
  • toda a roupa muito justa, no geral
  • muitas partes de cima ficarão curtas e/ou apertadas
  • collants e leggings no tamanho que usavas antes

 

O que vais continuar a usar:

  • vestidos largos
  • algumas partes de cima

 

O que vais precisar comprar:

  • collants ou leggings específicas para grávida, se o teu bebé nascer no inverno
  • alguns vestidos, se não tiveres suficientes

 

Onde comprar roupa para um armário de grávida low cost

Lojas como a Primark e a H&M têm alguma oferta para grávidas muito interessante e com preços aceitáveis. Este pode ser o sítio ideal para comprares soutiens, leggings e collants específicos para grávidas.

Tudo o que sejam vestidos, podes comprar apenas um tamanho acima, desde que sejam modelos largos e não muito curtos. Isso significa que a oferta de lojas como a Primark e a C&A são excelentes opções, por preços baixos.

Calças de grávida acho que são um desperdício de dinheiro, até porque mesmo o teu rabo e as tuas pernas podem aumentar de volume e as calças que te servirão no 6º mês deixarão de servir no fim da gravidez. Se tiveres alguma amiga ou familiar que te possa emprestar umas, ótimo. Se não tiveres e quiseres mesmo comprar, opta por comprar em segunda mão.

Na minha primeira gravidez comprei dois pares de calças com elástico na cintura, um número acima do meu número habitual. Eram calças larguinhas, de tecido, que custaram 9.99€ na H&M. Acho que foram uma excelente aposta porque me serviram desde o 4º/5º mês até ao fim, sem apertarem.

 

Vê também:

Como criar um armário cápsula

Sugestões de looks de grávida

 

Se gostaste deste artigo e gostavas de começar o teu armário cápsula, explora os restantes artigos deste blog e não te esqueças de adquirir o teu manual: o meu livro “Armário Cápsula”! Para veres inspiração de looks todos os dias, segue-me no Instagram em @armariocapsula.pt

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply