armário-cápsula-de-outono-2018-processo-de-criação

Armário cápsula de outono – processo de criação [vídeo]

Criar um armário cápsula

Apesar do verão não se querer ir embora, aproveitei algum tempo mais livre para começar a preparar o meu armário cápsula de outono/inverno 2018.

O armário deste ano levou uma volta em relação ao do ano passado. Acho que faz parte, tenho vindo a aprimorar cada vez mais aquilo que considero o estilo ideal para mim e naturalmente quero roupas que acompanhem essa mudança e que reflitam o que sinto e a imagem que quero transmitir.

Neste vídeo explico o meu processo de criação de um armário cápsula em cada estação – neste caso, aplicado ao armário cápsula de outono/inverno mas é uma fórmula que uso em todas as estações. Quer seja o primeiro armário que vais construir, quer estejas apenas a mudar de uma estação para outra, acredito que estas dicas te possam ser bastante úteis.

 

Reunir inspiração

Começo bastante tempo antes a pesquisar inspiração para a nova estação. Para este armário cápsula de outono/inverno comecei em julho. O Pinterest e o Instagram são os meus melhores aliados nisto. Uma coisa que gosto muito de fazer é: quando gosto muito do estilo de verão de alguém no Instagram, faço bastate scroll para perceber se também me identifico com o que aquela pessoa veste no inverno. É uma excelente maneira de encontrar inspiração através de quem já sigo.

Crio uma pasta no Pinterest – podes ver o que guardei de inspiração para o outono/inverno 2018 – e guardo os looks que mais gosto por lá.

 

Definir a paleta de cores

Se este já não é o primeiro armário cápsula para este tipo de estação – neste caso, para o outono/inverno – então deves dar um olho às peças que já tens do ano passado e perceber o quanto isso encaixa no estilo que mais te agrada este ano, comparando com as peças que aparecem nos looks que guardaste. Tudo aquilo que achares que funciona, são cores a ter em conta nesta fase.

Observa as cores que aparecem nos looks que guardaste e as das cores das peças que já tens. Que paleta de cores te salta à vista? Quais as cores predominantes? Consegues definir desde já quais as cores neutras, as cores complementares e a cor de acentuação?

 

Lê também “Como definir a paleta de cores do armário cápsula”

 

 

Fazer a lista de compras

Depois de ter bem presente o estilo que o meu armário cápsula vai ter, assim como a paleta de cores que vai estar presente, chegou a altura de comparar as peças que já tenho no armário com aquelas que fazem parte dos looks selecionados. O que é que já tenho igual ou semelhante? O que é que não tenho exatamente igual mas tenho um bom substituto (exemplo: não tenho umas calças laranja escuro mas tenho uma camisa)? O que é que não tenho, de todo, e é preciso comprar?

À medida que vais aprimorando o teu armário cápsula a tua lista de compras ficará cada vez mais pequena. Porque o objetivo é encontrares o teu estilo sem que ele flutue com as modas do momento. Claro, há sempre cortes e algumas tendências mais duradouras que podem fazer parte, mas não deverá ser algo que mude de estação para estação.

Nunca saio de casa para comprar nada sem uma lista bem definida do que quero. E não me limito a escrever “partes de cima brancas”, defino com exatidão qual o tecido, qual o corte, se são t-shirts, camisolas de malha ou camisas… Porque só assim conseguirei encontrar o que procuro.

 

No vídeo falo também dos uniformes, como é que isso ajuda na hora de saber o que comprar – e o que vestir! – e também das peças que já tenho para o meu armário cápsula de outono de 2018.

 

Ainda não sabes como criar um armário cápsula? Não sabes por onde começar?

Lê as minhas dicas sobre como começar um armário cápsula

Não tens muito tempo ou achas que não tens jeito para a coisa? Precisas de ajuda? Gostavas que alguém te ajudasse a definir o que deve ficar e o que deve ir embora, que looks podes usar com as peças que sobraram e, se necessário, que peças deves comprar para completar o teu armário?

Contrata o meu serviço de consultoria

 

Gostaste deste artigo? Guarda-o no Pinterest!

You Might Also Like