A paleta de cores do teu armário cápsula

Criar um armário cápsula

A paleta de cores que deve compor o teu armário cápsula é uma das maiores dúvidas de todas as pessoas que estão a começar, em especial daquelas que gostam de peças coloridas e não se sentem preparadas para só usar branco, preto, bege e cinzento o resto da vida.

Mas calma! Apesar das cores neutras serem uma grande ajuda a construir os alicerces do teu armário, porque ficam bem com a maioria das outras cores e permitem muito mais combinações, não é de todo obrigatório que façam parte do teu armário ou que, fazendo, ocupem uma grande percentagem.

 

Então como podes definir a paleta de cores do teu armário?

A primeira coisa a fazer para escolheres as cores do teu armário cápsula é abrires o teu armário atual e descobrires:

  • quais são as cores existentes?
  • quais são as cores predominantes?

 

 

Se existem cores que não fazem de todo parte do teu armário, então não vão passar a fazer só porque agora decidiste ter um armário cápsula. O teu armário deve refletir quem tu és, os teus gostos, e por isso deve ser composto pelas cores que mais gostas.

Olhaste para o teu armário mas parece um arco-íris e não consegues responder às perguntas anteriores? Então sugiro-te que penses na estação atual e retires as tuas peças favoritas/que mais usas nesta estação. Podem ser peças tendência ou básicos, novas ou antigas, não importa, importa que escolhas aquelas que efetivamente te sentes bem a usar e que gostas verdadeiramente. E agora observa as cores que tens à frente.

 

Eu fiz um esquema que ajuda a guiar-te na escolha das cores, mas é apenas um exemplo, existem infinitas cores e cada um deve escolher aquelas de que mais gosta. Os neutros são ilimitados, podes ter todas as cores neutras no teu armário porque combinam entre si e com a maioria das restantes cores (os básicos devem ser maioritariamente de cores neutras e devem representar 35% do teu armário, já as tendências podem fazer uso das cores complementares ou de acentuação mas devem representar unicamente 10% do teu armário) – ainda assim, se és mais arrojada, podes usar como base outras cores menos neutras do que as que apresento aqui.

As cores complementares e as cores de acentuação devem ser escolhidas de forma harmoniosa entre si, devem ser cores que combinem e que encaixem perfeitamente no teu armário. Não te esqueças que o grande objetivo é que consigas escolher uma parte de cima e uma parte de baixo ao acaso e elas combinem, por isso as cores do teu armário devem estar em harmonia umas com as outras.

Aconselho-te a escolheres apenas uma cor de acentuação – duas no máximo – e duas cores complementares. E estas cores juntas não devem representar mais do que 30% do teu armário. Lembra-te também que as cores do teu armário não são estanques, podem ir alterado de estação para estação e/ou de ano para ano, conforme os teus gostos pessoais.

 

És apaixonada por cores e queres construir um armário cápsula colorido?

Aqui ficam duas fórmulas que te podem ajudar a fazê-lo, contrariando um pouco o que disse acima.

  • Vestidos + Partes de cima com cores de acentuação, complementares ou padrões
  • Partes de baixo + Casacos + Sapatos de cores neutras

OU

  • Vestidos + Partes de baixo com cores de acentuação, complementares ou padrões
  • Partes de cima + Casacos + Sapatos de cores neutras

 

Lê também “Lista de compras para o armário cápsula”

 

Se gostaste deste artigo e gostavas de começar o teu armário cápsula, explora os restantes artigos deste blog e não te esqueças de adquirir o teu manual: o meu livro “Armário Cápsula”! Para veres inspiração de looks todos os dias, segue-me no Instagram em @armariocapsula.pt

 

Gostaste deste artigo? Guarda-o no Pinterest!

cores do armário cápsula

 

You Might Also Like